Perguntas frequentes sobre a Pesquisa/ Inquérito anual

  • Quem pode participar na Pesquisa/ Inquérito?

A Pesquisa/ Inquérito está aberta a qualquer pessoa com pelo menos 13 anos de idade.

  • Tenho de pertencer ao espectro assexual para participar?

Não! A Pesquisa está aberta a participantes ace e não aces. Ter participantes alossexuais ajuda-nos a aprender mais sobre assexuais visto que nos permite estabelecer comparações, por isso incentivamos todes a participar independentemente da forma como se identificam.

  • Qual é o objetivo desta Pesquisa/ Inquérito?

O objetivo do Inquérito é medir vários dados demográficos relativos à comunidade ace, mas  participantes que não pertencem a esta comunidade são incentivades a participar por serem um grupo de comparação. Adicionalmente, os dados da pesquisa são utilizados para criar uma base de dados que possa ser utilizada por ativistas  e investigadores/ pesquisadores.

  • Posso partilhar/ compartilhar a Pesquisa/ Inquérito com outras pessoas?

Sim, e agradecemos que faça isso! Estamos interessades em respostas de assexuais e alossexuais.  

  • Durante quanto tempo estará aberta a Pesquisa/ Inquérito?

O Inquérito decorre anualmente, geralmente de meados de Outubro até ao final de Novembro.  Embora o Inquérito possa estar disponível durante mais tempo, recomendamos que planeie responder até 30 de Novembro para garantir que registamos a sua resposta. 

  • Posso saltar/ avançar questões com as quais não me sinto à vontade para responder?

Sim. Quase todas as perguntas do Inquérito são opcionais; se não se sentir à vontade para responder a qualquer pergunta, não hesite em avançá-la e continue para a próxima que se sinta confortável para responder. 

  • Posso responder ao questionário a partir do meu telemóvel/ celular?

Recomendamos a utilização de um computador para assegurar a compatibilidade, mas também é possível completar o Inquérito a partir do seu telemóvel/ celular.

  • Estou com problemas técnicos!

Se tiver problemas técnicos no acesso ao Inquérito, tente atualizar o seu browser para a versão mais recente. Se os problemas permanecerem, por favor informe-nos em asexualcensus@gmail.com.

  • Posso ter uma versão mais acessível do Inquérito?

Se não puder responder ao Inquérito principal devido a questões de acessibilidade, envie-nos um e-mail para asexualcensus@gmail.com e podemos encontrar uma solução mais acessível.

  • Porque vejo a mesma questão duas vezes? Será um erro?

É algo intencional – perguntamos algumas vezes sobre o mesmo tópico com diferentes formulações ou opções, para que possamos ver quais as questões que funcionam melhor para futuros Inquéritos, bem como para determinar se a formulação das perguntas afeta as respostas que as pessoas dão.

  • Posso fazer uma pausa a meio do preenchimento e voltar mais tarde?

Infelizmente, não há maneira de guardar as suas respostas e voltar mais tarde; fechar a janela do inquérito exigirá recomeçar de novo. No entanto, pode deixar a janela do Inquérito aberta durante o tempo que desejar. Estima-se que o Inquérito demore cerca de 30 minutos para preencher. 

  • O que acontece se eu parar o preenchimento na metade?

Os dados do Inquérito só são submetidos se carregar no botão “Submeter” no final, depois de responder a todas as perguntas. Se encerrar o Inquérito na metade do preenchimento, a sua resposta não será registrada.

  • Como posso enviar comentários/feedback  sobre o Inquérito?

A seção final do Inquérito inclui uma questão de resposta aberta onde pode submeter comentários anonimamente; pode também enviar-nos comentários diretamente para asexualcensus@gmail.com.

  • Quem pode acessar os dados deste Inquérito?

Os dados serão analisados por membros do Ace Community Survey Team. Podemos também compartilhar os dados com pesquisadores acadêmicos e organizações assexuais, mediante pedido, uma vez que estes tenham sido totalmente aprovados pela equipa/ equipe do Inquérito. Se é pesquisadore e gostaria de ter acesso aos dados, por favor preencha aqui o formulário de pedido de dados.

  • Por vezes vejo que o “Ace Community Survey” é referido como “Censo Assexual”. Trata-se efetivamente de um Censo?

O “Ace Community Survey” não é tecnicamente um Censo, uma vez que não faz o levantamento de dados de toda a comunidade ace – apenas de uma pequena amostra da mesma. As versões anteriores do Inquérito foram chamadas “Censo Assexual” ou “Censos AVEN” em referência à primeira tentativa de um inquérito da comunidade realizado por AAW em 2011 (que tecnicamente também não era um censo).

  • Quem gere a Pesquisa/ Inquérito?

A Pesquisa/ Inquérito é gerido pela Ace Community Survey Team, um grupo voluntário de ativistas assexuais. 

  • O Ace Community Survey está afiliado a algum outro grupo?

O Ace Community Survey foi originalmente iniciado em parceria com a Asexual Visibility and Education Network (AVEN), mas sempre funcionou independentemente e, a partir de 2017, tornou-se completamente independente e não está afiliado a nenhuma outra organização ace.

  • A pesquisa passa pela aprovação de algum Conselho de Revisão Institucional?

Como projeto independente  e não afiliado a nenhuma universidade ou organização de investigação formal, não passamos atualmente pela aprovação de um Conselho de Revisão Institucional. Se é pesquisadore interessade no estatuto ético da pesquisa, por favor entre em contato para obter mais detalhes.

  • Onde e quando serão publicados os resultados da Pesquisa?

Todos os resultados e análises de dados serão publicados em https://asexualcensus.wordpress.com/. As análises serão realizadas sempre que possível.

  • Como posso participar na Ace Community Survey Team?

A equipa/ equipe do Inquérito está atualmente a recrutar analistas voluntáries para ajudar a produzir relatórios sobre os resultados do Inquérito – estamos interessades em qualquer pessoa com experiência em análise estatística. Se tiver alguma competência relevante e estiver interessade em ajudar, envie-nos um e-mail para asexualcensus@gmail.com.

  • E se a minha pergunta não aparecer aqui?

Se tiver alguma pergunta adicional, por favor entre em contato através de  asexualcensus@gmail.com.